Do country ao urbano

quarta-feira, 28 de maio de 2008



Saiba quais foram as inspirações para o figurino dos personagens e veja as fotos!

Título da Matéria

A dúvida sobre quem está dizendo a verdade, trama central da novela, pautou o trabalho da figurinista Marie Salles e de sua equipe ao compor o figurino de Flora e Donatela.

Veja aqui as fotos do figurino de alguns dos personagens!

Para não contribuir com um julgamento antecipado, Marie optou por não incluir o preto – em geral associado aos vilões - no vestuário da dupla. “As duas usam cores, com a diferença de que uma é mais pobre e a outra é mais sofisticada”, explica Marie.

A diferença de “trato” entre Flora e Donatela grita na hora comparação entre os looks das personagens. Em contraste aos brincos de diamantes ostentados pela ricaça está a camisa puída da ex-presidiária. O figurino de Flora foi influenciado ainda pelo fato dela ter passado 18 anos na prisão. “O número de peças de Flora é reduzido e atemporal, como se ela tivesse parado no tempo”.

Donatela é country

Já o figurino de Donatela é considerado por Marie “muito realista”, com inspiração country, mas usando referências trazidas dos desfiles de moda realizados na Europa. Embora a personagem antecipe algumas tendências do inverno 2009, abusando do couro, de tecidos mais finos e do dourado, sua marca registrada não é o estilo, mas um “toque de perua”. “Donatela não é cafona; ela é apenas inadequada, pois está sempre um pouco over”, complementa. O country adotado pela personagem também não será o tradicional, mas uma alusão ao estilo, com elementos como botas e blusas xadrez.

Alícia tem estilo urbano

O estilo urbano da novela estará bem representado por Alícia, personagem de Taís Araújo. Apesar de contar com forte influência das tendências mostradas em desfiles, o figurino da menina nascida em berço de ouro foi inspirado na moda das ruas. “Hoje, o boom da moda está nas tendências de rua. Há muitos sites com fotos de pessoas comuns nas ruas de Londres, Tóquio ou Amsterdã. Eles têm o que está se usando no mundo inteiro e o figurino de Alicia foi criado com essa referência”.

Visual de Lara é masculino

Já o figurino de Lara, ao contrário do de Alicia, foi concebido a partir da memória afetiva da figurinista, que foi buscar inspiração nos seus tempos de adolescente para as peças da personagem. Com um visual mais masculino, o figurino de Lara foi considerado o mais difícil por Marie. “Mariana Ximenes é muito feminina. Tive que ‘desconstruí-la’ para, depois, reconstruí-la”, ela explica.

Inspirações em filmes, livros e astros do rock

No elenco masculino, a figurinista destaca o visual de Dodi, interpretado pelo ator Murilo Benício. Seu figurino é composto por ternos claros e camisas mais chamativas, de cores fortes. Considerado por Marie um dos figurinos de composição mais divertida, Dodi também usará acessórios, como um anel e uma pulseira grande.

O núcleo de Maria do Céu, interpretada por Deborah Secco, mereceu também uma atenção especial. Para dar vida ao figurino dos retirantes, além de uma preocupação com o envelhecimento e o desgaste das roupas, foi feita uma pesquisa extensa, com consulta a livros como “O Lixão”, de Marcos Prado, e “Mulheres em Movimentos”, de Claudia Ferreira e Claudia Bonan.

Já o figurino do personagem de José Mayer, o Augusto César, foi inspirado no visual de roqueiros como Bob Dylan, John Lennon e Keith Richards.

0 comentários:

 
Creative Commons License
Template Cronos by Templates Novo Blogger is licensed under a Creative Commons