Revelação marca retorno do SBT à teledramaturgia

terça-feira, 25 de novembro de 2008




O próximo dia 8 de dezembro será um dia que ficará marcado neste ano e na história do SBT. Nesta data será consagrada a tão esperada estréia de Revelação, de Íris Abravanel (foto), que além de romper um jejum de 11 meses sem produção de novelas, também acabará com um período de 8 anos em que a teledramaturgia só era feita seguindo os princípios da mexicana Televisa.

O próximo folhetim da emissora chegará com inúmeras outras novidades. Além de uma inovação e uma ruptura com o passado, a produção terá cenas gravadas em Portugal e Espanha, o que nunca havia sido visto na história do canal. Além disso, o horário e a história também prometem surpreender o telespectador do SBT, afinal a faixa das 20h15 que era destinada às novelas nacionais em confronto direto com o Jornal Nacional será alterada para às 23h, disputando com a faixa especial da Globo e com as bem-sucedidas tramas da Record.

Íris promete uma novela diferente das que eram vistas no SBT até o final de janeiro quando a emissora encerrou o núcleo com a despercebida Amigas e Rivais. Apesar de algumas diferenças, a autora não deverá fugir dos ingredientes básicos que se caracterizam em um casal sofrido de protagonistas que buscarão a felicidade contra os vilões que tentarão separá-los. O diferencial de Revelação perante aos remakes da Televisa ficará na estrutura e na abordagem de temas mais próximos do cotidiano do brasileiro, passando desde do tradicional romance para humor, drama, mistério e muitas surpresas.


O título da próxima novela do SBT coincidirá também com a condição de sua autora. "A esposa de Silvio Santos", como ainda é chamada, buscará deixar este rótulo e ser reconhecida pelo próprio nome com seu primeiro trabalho. Segundo ela, a inspiração de escrever Revelação partiu de sua experiência anterior com Walcyr Carrasco e com a dificuldade do dono do Baú em encontrar autores nacionais para a realização de produções totalmente brasileiras depois do fim da parceria com a Televisa. Com a permissão do marido, Íris fez um esboço que foi conferido por Teresinha Di Giácomo, a consultora de texto da emissora e mais tarde por David Grinberg, diretor de dramaturgia. Embora a idéia original seja totalmente sua, a primeira-dama do canal paulista não assinará o folhetim sozinha. Terá o auxílo de Yves Dumont, pseudônimo do jornalista Durval Monteiro que escreveu Louca Paixão, Tiro e Queda e Estrela de Fogo na Record e mais recentemente, Maria Esperança e o Câmera Café na casa atual.


Apesar de ainda faltarem alguns dias para a estréia de Revelação, a emissora já tem uma porção de capítulos prontos para irem ao ar. A demora na decisão de Silvio Santos quanto ao dia da estréia incomodou diversos atores que chegaram a ameaçar uma greve. Com mais de 100 capítulos de frente, Íris já tem tempo para pensar em outros projetos. A autora está se preparando para readaptar as obras de Janete Clair, que o SBT adquiriu os direitos neste ano e deverá começar a produzi-las em 2009.

Para a realização da próxima trama das 23h, o SBT escalou 40 atores que participarão de 150 capítulos em uma superprodução. Além de cenas no exterior, Revelação contará com gravações em Campinas-SP e em uma ampla cidade cenográfica que abrigará a pacata Tirânia, com direito a prefeitura, jornal, delegacia, boate e outros ambientes. Também foi erguida uma pequena favela, em Jundiaí-SP, além do tradicional estúdio que será na própria emissora.

RedeGlobo1

0 comentários:

 
Creative Commons License
Template Cronos by Templates Novo Blogger is licensed under a Creative Commons