SBT desperta com 'Pantanal' e dá dor de cabeça à Record

quarta-feira, 30 de julho de 2008



Esquenta a briga pelo segundo lugar de audiência. A Record, que havia ultrapassado o SBT no ano passado conquistando a vice-liderança que fora do canal de Silvio Santos desde sua criação em 1981, tem amargado o terceiro lugar no Ibope em alguns horários desde o início da retomada do SBT, em junho. A reprise da novela "Pantanal" (exibida originalmente pela extinta TV Manchete em 1990) tem alavancado a audiência da emissora da Anhangüera. Quinta-feira, a novela de Benedito Ruy Barbosa atingiu 16 pontos de audiência, contra 15 de "Chamas da vida", novela da Record. Foi a primeira vez que a trama, que já vinha bem de audiência, conquistou o segundo lugar isolado, que vem sendo mantido de acordo com os números. Na sexta, mais uma vez houve vitória do SBT: 15 contra 14. No dia seguinte, a diferença da vice-liderança foi maior ainda: 13 a 10 para Record, que parou até de divulgar os números do folhetim. Nesta segunda, o panorama foi o mesmo: 15 a 10. A Globo liderou com folga nos quatro dias. Cada ponto no Ibope equivale a 55,5 mil domicílios ou 220 mil pessoas na Grande São Paulo.

E como explicar o fenômeno "Pantanal" 18 anos despois? Vale lembrar que na primeira exibição, a novela deixou a TV Manchete em primeiro lugar absoluto de audiência na faixa das 21h30, com 38 pontos de média no Ibope. O doutor em teledramaturgia pela USP Mauro Alencar e autor dos livros "A Hollywood brasileira" e "Selva de pedra" já esperava o sucesso e a reconquista do segundo lugar do SBT no horário.


- Os conflitos familiares, amorosos e de terra foram muito bem escritos e definidos por Benedito Ruy Barbosa. Tudo isso acrescido de um interessantíssimo realismo mágico, com atores bem escalados, tanto os veteranos quanto os novatos. Sem falar na trilha sonora envolvente e na direção preciosa de Jayme Monjardim e a estética cinematográfica do Pantanal mato-grossense - enumerou Mauro.

Alencar cita ainda outra contribuição do sucesso de "Pantanal" para a programação do SBT.

- O grande benefício disso tudo é o SBT voltar (espera-se que de vez) a produzir novelas nacionais - comenta o pesquisador sobre a retomada com a novela "Revelação", de Íris Abravanel, ainda sem data para estrear apesar de já ter 50 capítulos prontos.

Mas não é só "Pantanal" que vem dando dor de cabeça à Record. Em outras faixas horárias o SBT também dá sinais de recuperação. As manhãs estão acirradíssimas. O infantil "Bom dia e cia", no ar das 9 às 12h45, tem dado trabalho, tanto ao canal da Barra Funda quanto à Globo. Eis os números da semana passada. Dia 21, o infantil foi líder junto com a Globo ("TV Globinho" e "Praça TV") com 7 pontos (Record ficou com 6); dia 22 também empatou no primeiro lugar com a Globo com 7 (Record 5); dias 23 e 24, o mesmo panorama, mas com a Record com 6; dia 25 ficou em segundo lugar, com 7 pontos, contra 8 da Globo, contra 6 da Record, que amargou um terceiro lugar com seu "Hoje em dia".

Outra faixa do SBT que conseguiu aumentar seu Ibope foi a linha de shows no novo horário das 20h. Mas ainda não suplantou a Record, que segue forte com seu "Jornal da Record" com médias de 15 pontos, garantindo o segundo lugar. Mas no horário que geralmente não passava de 4 pontos com a novela argentina "Chiquititas" agora alcança 10 pontos com "A praça é nossa" às quintas, 8 com "Nada além da verdade" às terças, 9 com "Astros" às quartas e 8 com "Topa ou não topa" às sextas. A única exceção é "Hebe", que continua com 4 pontos nas segundas. Os seriados exibidos depois de "Pantanal", às 23h30, pegam carona no sucesso da trama e dobraram suas audiências, de 3 para 6, com "Ugly Betty" e "Grey's anatomy", às quartas e quintas.

As tardes costumam ficar empatadas com a Record. O "Cinema em casa" e o "Casos de família" têm garantido médias de seis pontos, mesmos índices da Record, que exibe seriados e "Programa da tarde".


No fim de semana, mais uma pedra no sapato da Record: o "Domingo legal", exibido das 18 às 22h no SBT, fechou o mês de julho com o segundo lugar geral de audiência, com 15 pontos e pico de 22, contra 12 da Record e 22 da Globo. O "Programa Silvio Santos", no ar das 13 às 18h, também dobrou a audiência no horário, mas ainda tem sofrido forte concorrência do "Tudo é possível", de Eliana, que neste domingo liderou com 11 pontos, contra 9 do dono do SBT.

Vamos aguardar os próximos "rounds" dessa briga pelo telespectador. (Fonte: Giovani Lettiere - O Globo Online)

0 comentários:

 
Creative Commons License
Template Cronos by Templates Novo Blogger is licensed under a Creative Commons