TV de primeira ou de quinta?

quinta-feira, 30 de outubro de 2008




A Rede Record, tempos atrás, lançou no mercado um slogan audacioso: “A Caminho da Liderança”. Foi o pontapé inicial de uma fase muito boa na qual conquistou índices surpreendentes de audiência, e, com qualidade e estratégia, conseguiu deixar a emissora de Silvio Santos para trás e até dava para sonhar atrapalhar os planos da Globo. Dava é passado. No presente, não deu. Voltaram a disputar a vice com o SBT.


Agora, para comemorar os 55 anos da rede, vieram com um novo slogan, e, esse, muito mais cômico, ainda mais quando tentamos visualizar o que dizem analisando a grade de programação atual. O slogan é “TV de primeira” e já brinquei várias vezes dizendo que, ao menos, deveriam parar de oferecer carne de segunda, como o abuso na cobertura do caso Eloá, por exemplo.


Na sexta-feira a TV Globo anunciou mudanças na sua grade de programação com a entrada do horário de verão. Claro que a Record não poderia ficar para trás, e, dessa forma, presenteou seus telespectadores com uma lunática e alienada nova edição de Os Mutantes, com a reprise do capítulo anterior antes do Jornal da Record. Logo em seguida, entra o inédito. Fizeram um sanduíche, como na Globo. O problema é que pegaram um recheio bom - o Jornal da Record – mas o pão do sanduíche é pra lá de indigesto.


Diferente da concorrente, não anunciaram essa mudança que chamam de “exibição especial”. A gente até questiona o que tem de especial nisso.


Questiono, acima de tudo, onde que uma emissora de primeira faz uma coisa dessa? A Rede Record já foi muito mais audaciosa e inteligente. Não avisaram seus telespectadores de absolutamente nada. Apenas se basearam na mudança da Globo, e, com a reprise, empurraram a programação noturna para mais tarde.


Agora, vejam só, também sem anunciar, trocaram o horário de exibição de Prova de Amor com o Programa da Tarde. Poderíamos até pensar como “dos males o menor”, afinal de contas, Essas Mulheres, com índices parecidos aos de Prova de Amor, rodou da grade.


Mas não é a primeira vez que essa emissora inverte o horário de seus produtos. Isso aconteceu também no horário nobre, quando Caminhos do Coração virou Os Mutantes e passou a ocupar a faixa-horária de Amor e Intrigas. No Sul do país, devido a baixa audiência, isso voltou a ocorrer com Os Mutantes e Chamas da Vida.


Dito isso, pergunto: O que faz a Record imaginar ser uma TV de primeira? O respeito pelo telespectador não existe. Digo isso simplesmente porque, ao pensar em um produto televisivo, não focam no telespectador, visando o que eles vão achar ou o que eles querem ver. A rede mira na Globo, e, todos os seus passos, são baseados em atacar ou tentar ultrapassar a “poderosa”.


São tantas as trapalhadas que concluímos apenas uma coisa: a Globo pode continuar se afirmando como um canal com “Q” de qualidade. Já a Record, antes de virar uma TV de primeira, precisa virar um canal de verdade, com identidade própria e não sonhando ser uma nova Globo, porque, enquanto o foco for esse, ainda serão uma emissora de quinta.

(fonte: Na Telinha)


RedeGlobo1

0 comentários:

 
Creative Commons License
Template Cronos by Templates Novo Blogger is licensed under a Creative Commons